quinta-feira, 5 de março de 2020

DIMENSÕES DO CORONAVIRUS - COVID-19


DIMENSÕES DO CORONAVIRUS - COVID-19


Tem sido uma preocupação enorme, com alarmismos e alguma desinformação, o que tem assolado os países, com a questão do “coronavirus – covid-19”. O medo e a confusão assolaram o mundo. A Europa está assustadíssima! E a Economia Mundial faz contas do “deve e haver” com prejuízos enormes e incalculáveis para todos. Os Estados Unidos lá continuam na sua campanha eleitoral e a sua “super terça-feira”. Mas é preciso estar atento, preocupado e prevenir-se a exponenciação da infecção.

Nós por cá, em Portugal, foi-se criando um “espectáculo circense“, que começou com conferências de imprensa, com a comunicação social ávida de anunciar o primeiro teste positivo de algum cidadão infectado com “Covid-19”.


Fomos assistindo a múltiplas declarações de responsáveis do Ministério da Saúde – Ministra da Saúde e Directora-Geral da Saúde – alguns “afastados e aposentados” com necessidade de se fazerem ouvir, até pelos altos cargos que já desempenharam, como o Ex-Ministro da Saúde, Prof. Dr. Adalberto Campos Fernandes e o Ex-Director-Geral da Saúde Dr. Francisco George. Por fim, segundo a Imprensa, vem o Sr. Primeiro-Ministro dizer e assumir a coordenação directa da resposta do Governo ao problema do “coronavírus”. Que leitura política fazer, sobre a confiança ou não que recai sobre a Doutora Marta Temido, enquanto Ministra da Saúde?

Assistimos também ao desencontro de declarações entre a Srª. Ministra da Saúde, Doutora Marta Temido e a Srª. Directora-Geral da Saúde, Drª. Graça Freitas, onde a primeira desautoriza a segunda! E estamos nisto!

Claro que ao Governo, interessa esta questão, e outras, como o aeroporto do Montijo, e o caso “Silas e Rubem Amorim no Sporting”, para desviar atenções sobre tantos outros problemas e falta de apoios governativos.

Em nossa humilde opinião, entendemos que a infecção pelo “Coronavírus - COVID-19” tem 4 dimensões:
  • Dimensão médica/clínica;
  • Dimensão Política;
  • Dimensão Económica;
  • Dimensão Social.
Numa outra vertente, interessa com serenidade, perguntar e saber: 
  • Plano Nacional de Contingência está definido? Mas não é conhecido!!!
  • Material e equipamento de protecção para os Profissionais de Saúde, existe e está assegurado? E no caso de acontecer uma dimensão maior desta infecção?
  • Há Enfermeiros suficientes nos diversos serviços, para assegurar, o cuidar e tratar dos doentes infectados? 
  • Estão asseguradas camas e isolamentos nos Hospitais para dar resposta às necessidades? 
  • Relativamente às Escolas e Universidades, que medidas estão a ser pensadas e tomadas, verdadeiramente e de forma exequível?
Perante esta realidade e caso de Saúde Pública, a serenidade, a boa e fidedigna informação e a necessidade de, só uma autoridade a falar, neste caso a Direcção-Geral da Saúde/Saúde Pública, são importantes, quer para a prevenção, quer para a limitação de infectados, e circunscrever o território a novas infecções e contágios.

Humberto Domingues
Enf. Saúde Comunitária
2020.03.05 – 20h00

Sem comentários:

Enviar um comentário

6º. ANIVERSÁRIO DO BLOG

6º. ANIVERSÁRIO DO BLOG enfermagemnasletras.blospot.com Ontem 22 de Dezembro/2024, comemoramos 6 anos desde a criação do nosso blog. Conta c...