domingo, 7 de agosto de 2022

O AMIGO PRESIDENTE VALDEMAR PATRÍCIO, DEIXOU-NOS!

O AMIGO PRESIDENTE VALDEMAR PATRÍCIO, DEIXOU-NOS!

Estava no hospital para uma consulta e exame ecográfico, quando encontrei um Amigo de longa data, para idêntica situação, que me dá a notícia do falecimento do, sempre Presidente, Valdemar Patrício! Não queria acreditar! Que “raio” de notícia me dá!

Assim, com muita, muita tristeza, fiquei sem palavras. A emoção, a voz embargada e as lágrimas envolveram os meus olhos. Fiquei muito triste e foi difícil conter a emoção!

Rapidamente, relembrei momentos vividos na vida autárquica de Caminha. Para mim, Valdemar Patrício, foi o Presidente da Câmara de Caminha que melhor soube interpretar a relação da Câmara com as Juntas de Freguesia do Concelho. Nos mandatos que fizemos na Junta de Freguesia de Vile e na Assembleia Municipal de Caminha, tivemos confrontos e ideias políticas diferentes, porque eramos também de famílias políticas diferentes. Mas devo dizer que colhi e recebi, sempre, do Presidente Valdemar, apoio para a realização dos projectos na Freguesia de Vile. A amizade reforçou-se.

Hoje, Presidente Valdemar, com muita tristeza, não sei como vou tendo força para conter as lágrimas, escrevo sobre Ti! Tivemos momentos muito bons, dentro e fora da Política. No teu Gabinete Presidencial brincaste com os meus Filhos. Na esplanada do Tomás, no Terreiro, conversamos, rimos e falamos de tanta coisa: do Teu Pai –Sr. Patrício-, da Política, do Andebol e do Remo, do Barcelona, do Sporting (não sou Sportinguista) e do nosso Concelho, que sempre assumiste como Teu. O Teu cumprimento especial, na voz amiga que me dirigias – “então Berto”, sempre me trataste por Berto – hoje são saudades e memórias que guardo da Tua Amizade.

Todas as 4ªs feiras, quando me recebias na Câmara, oferecias-me sempre o Teu cumprimento afável, Amigo e Cúmplice, em tantos projectos e obras que realizamos. Estivemos muitas vezes em desacordo. Algumas vezes em discussões acaloradas. Depois… depois o consenso após cedências e negociações e algumas vezes com um selo do café amigo bebido e saboreado na “Docelância”. Que saudades Presidente Valdemar, que saudades desses tempos e já lá vão vinte e muitos anos! Um dia, nas minhas memórias, escreverei sobre o que pensavas e partilhavas comigo, das “Eleições Autárquicas de 2001” e as candidaturas no nosso Concelho!

Recebias e estavas com as pessoas com alegria. Amigo e disponível para ajudar. Assumiste sempre Caminha e o Concelho como Tua Terra Natal. Conhecias os corredores da Câmara como ninguém. Nas cerimónias oficiais promovias com elegância Caminha e as suas Gentes. Apresentavas sempre com respeito e elevação, fosse a quem fosse, do Governo ou até ao Presidente da República, os “Teus“ Autarcas, Colaboradores e Amigos. Gostavas de ser Presidente da Câmara. Tinhas prazer e gosto em ser o Presidente do Teu Concelho.

Tantos como eu e contigo, vivemos momentos bons em década e meia de vida Autárquica. Depois foi o social da amizade que se formou.

Tudo isto, hoje, são boas e agradáveis memórias! Tu partiste, mas deixaste em mim as marcas de um Homem Bom, Solidário, Amigo, alegre e sensível. Havia tanto, mas tanto de bom que poderia ser dito/escrito, mas este texto é o que consigo escrever agora. É a minha singela, mas sentida Homenagem, a Ti!

Até um dia Presidente Valdemar Patrício! Obrigado por Tudo!

Humberto Domingues
2022.08.07

Sem comentários:

Enviar um comentário

6º. ANIVERSÁRIO DO BLOG

6º. ANIVERSÁRIO DO BLOG enfermagemnasletras.blospot.com Ontem 22 de Dezembro/2024, comemoramos 6 anos desde a criação do nosso blog. Conta c...