O PODER POLÍTICO DEGRADA O SNS
Continuam na agenda do dia deste Verão quente e seco de 2022, as más notícias sobre as incapacidades do SNS e ao que este “Serviço”, que já foi excelente, está a chegar/chegou. Continuo a entender que Portugal tem excelentes Profissionais no SNS e eu acredito no SNS.
As limitações são muitas, as insuficiências de recursos humanos para tratar e cuidar bem e com qualidade os Cidadãos que pagam os impostos, principalmente os mais desfavorecidos, são ainda maiores. Precisamente, estes Cidadãos, que na sua grande parte, deram a maioria ao PS, são os que mais privações sentem na resposta do SNS às suas necessidades de cuidados de saúde.
E isto porque há Serviços de Urgência que encerram, especialidades que não dão resposta, serviços que não cumprem as dotações seguras, etc.
Vemos diariamente as Ordens dos Enfermeiros e dos Médicos a alertar os Cidadãos e o Governo e a disponibilizarem colaboração e soluções para a resolução de problemas. Mas o Governo na sua “bolha” e fechado na sua “concha”, com a incapacidade total da Sra. Ministra da Saúde, não atende, não reforma, não resolve, não constrói pontes e diálogos para colmatar as carências, fixar profissionais, reconhecendo-lhes valor, dedicação e importância, com carreiras dignas e bem remuneradas.
Mas não, o preconceito ideológico, o hino da CGTP e a teimosia da Srª. Ministra associada, tem lançado o SNS no caos, na confusão e cada vez mais difícil governabilidade e gestão deste nosso SNS.
Vamos vivendo preocupados e trabalhando para dentro das escassas possibilidades, tratar e cuidar bem os Cidadãos e “não deixar ninguém sozinho”
Humberto Domingues
Enf. Espec. Saúde Comunitária
2022.08.03
Sem comentários:
Enviar um comentário