domingo, 16 de agosto de 2020

DESENCONTROS E INCOERÊNCIAS – COVI-19

 DESENCONTROS E INCOERÊNCIAS – COVI-19

Algo não bate certo, no âmbito da prevenção, medidas de contingência, decisões políticas e pareceres técnicos sustentados na evidência científica e não, calculista ou de oportunidade política.

Concretamente:

Ventiladores Portugueses que são licenciados pelo Infarmed, mas que contraria o relatório de peritos, que os avaliou. Ventiladores chineses com defeito, mas que foram comprados pelo governo Português. Muitos ventiladores chineses, anunciada sucessivamente a sua compra, mas que nunca chegaram.

Contrariando tudo e todos, o poder político autoriza a festa do “Avante” (PCP), com o anúncio pomposo de 100.000 pessoas. Depois de alguma/muita pressão da população e nas redes sociais, parece (?) que a fasquia desceu para as 33.000 pessoas! Mesmo assim, com esta multidão é possível cumprir as regras de distanciamento social?

A Srª. Ministra da Saúde, apesar de balbuciar algo, do género que a lotação da festa do “Avante” terá de ser inferior à capacidade total, vai ser completamente ultrapassada, quer na autoridade, quer politicamente. E se assim for, vai ser a forma de provocar a sua demissão!

O que estará a maniatar o governo para autorizar esta “Festa”, tendo proibido outras festas, realizações e eventos desportivos com menos público?

O Dr. Rui Rio, líder da oposição, faz a comparação entre a lotação de 100.000 pessoas da dita fresta, com a lotação dos estádios de futebol. E na sequência das declarações da Srª. Ministra da Segurança Social, Drª. Ana Mendes Godinho, sobre o problema dos lares decorrentes da infecção por Covid-19, chama (e bem) ao parlamento para audições esta Ministra e a Ministra da Saúde.

Voltando às declarações da Srª. Ministra da Segurança Social, Drª. Ana Mendes Godinho, temos uma Ministra que não lê os relatórios, pronuncia-se sobre os acontecimentos, desvalorizando-os e depois, descarta responsabilidades do seu Ministério!!!!! Que Ministra é esta, que mereça e demonstre confiança política, coerência e ainda por cima se mantém no lugar? Depois, à boa maneira socialista, vem dizer que foi descontextualizado nas suas declarações!

Lembrar a Srª. Ministra, que nestas questões, das mortes dos lares de idosos, só no de Reguengo de Monsaraz, registaram-se 18 óbitos por Covid-19. Em outros lares, foram também um somatório de muitos casos. Haja respeito e algum decoro Srª. Ministra, para com os falecidos, e seus familiares! Não se aceita esta ligeireza de declarações, porque reflectem um pensamento e uma atitude política e governativa. Um governante não pode desvalorizar assim, um sem número de óbitos, nos lares de idosos. Que falta de princípios, responsabilidade e elevação política!

E o Sr. Primeiro-Ministro e líder Socialista, Dr. António Costa, que diz a isto? Anda distraído a banhos? Ou a fazer-se de morto para os comentadores das televisões aligeirarem a responsabilidade política do Governo?

Depois, destes zig-zagues todos que temos visto, desta governação socialista geringonçada, onde os problemas dos fogos florestais continuam a demonstrar a falta de meios e a desorganização do Ministério; Os alertas que Profissionais de Saúde, Ordem dos Enfermeiros e dos Médicos têm deixado sobre a necessidade de planeamento relativa à possível 2ª. Vaga Covid-19, a Srª. Ministra da Saúde desapareceu em combate. Vemos Sua Excelência o Presidente da República feliz e contente, de praia em praia a mudar calções, a tirar selfies e a dizer que salvou duas jovens. Não se passa mais nada! Está tudo sereno e calmo! É preciso investigar tudo? Mas já diz isto desde o início do mandato.

E nesta amalgama de sentimentos de férias cá dentro, continuam os casos BES/Novo Banco, TAP, etc.

Para quando o assumir de responsabilidades políticas, a renovação do Governo e o afastamento dos Ministros incompetentes?

Exige-se seriedade e responsabilidade política ao Governo, mas também à oposição, para uma defesa dos direitos dos cidadãos mais desfavorecidos e indefesos.

Humberto Domingues

Enfº. Espec. Saúde Comunitária

2020.08.16

Sem comentários:

Enviar um comentário

6º. ANIVERSÁRIO DO BLOG

6º. ANIVERSÁRIO DO BLOG enfermagemnasletras.blospot.com Ontem 22 de Dezembro/2024, comemoramos 6 anos desde a criação do nosso blog. Conta c...