MOÇÃO
COLÉGIO ENFERMAGEM SAÚDE COMUNITÁRIA
ORDEM DOS ENFERMEIROS
LISBOA - 27/01/2024
Na Assembleia do Colégio da Especialidade de Enfermagem Comunitária, da Ordem dos Enfermeiros, realizada em Lisboa, no passado dia 27 de Janeiro/24 apresentei a presente Moção, que se a seguir se transcreve:
Esta minha moção, que deixo à disposição de quem a quiser subscrever, vai no sentido de:
- Face ao número de óbitos registados entre Dezembro/23 e Janeiro de 2024;
- Face à baixa taxa de cobertura de vacinação contra a Gripe Sazonal e Covid-19, em comparação com indicadores verificados em anos transatos, em época homóloga;
- Face à passagem também da vacinação contra a Gripe Sazonal e Covid-19, para as Farmácias Comunitárias em detrimento dos CSP;
- Repudiar veementemente todo o mediatismo perante o infeliz momento de vacinação da Srª. Directora-Geral da Saúde, Dr. Rita Sá Machado numa Farmácia Comunitária, em detrimento dos Serviços Públicos, particularmente, dos CSP.
· Perguntas a colocar:
- Quem vacinou a Srª. Directora-Geral da Saúde?
- Foi um Farmacêutico?
- Um Técnico de Diagnóstico e Terapêutica do ramo Farmacêutico?
- Ou foi um Enfermeiro?
- Se não foi um Enfermeiro, terá noção a Srª. Directora-Geral do que é usurpação de funções, juridicamente falando?
Estando numa Assembleia, do Colégio de Enfermagem Comunitária, da Ordem dos Enfermeiros, entendo ser este o local próprio como Enfermeiro, de manifestar este repúdio, tristeza e descontentamento pela desastrosa gestão política, nesta campanha de vacinação atrás referida, em detrimento, como se tem verificado, dos Serviços Públicos e neste particular, dos Cuidados de Saúde Primários.
Humberto Domingues
Enf. Espec. Saúde Comunitária
2024.01.27
Sem comentários:
Enviar um comentário