MELHOR CARREIRA DE ENFERMAGEM FEZ 30 ANOS
TEMPO, VOLTA PARA TRÁS!
No dia 8 de Novembro de 1991, há 30 anos portanto, foi publicada a melhor Carreira de Enfermagem que se teve até ao presente, concretamente o Decreto-Lei nº. 437/91 de, 8 de Novembro. Uma lufada de ar fresco para a Enfermagem!
Note-se a importância deste acto político, cujo Governo era de direita (do PSD) com o Prof. Cavaco Silva a Primeiro-Ministro e com Maioria Absoluta.
Este Governo de Direita reconheceu a importância da Enfermagem, criou uma Carreira digna e respeitou a Classe. Com isso, trouxe muito beneficio para o SNS, na sua modernização, no seu crescimento e na amplitude que se verificou, no tratamento da Pessoa/Cidadão doente, quer nos Centros de Saúde e Hospitais, como também, nos seus domicílios (o tratamento e visitação domiciliária por Enfermeiros, há muitos anos que se faz).
Passados estes trinta anos, o que têm os Enfermeiros? Hoje os Enfermeiros têm, uma Carreira em escombros, que foi demolida também por um anterior Governo Socialista (2009). Portanto os Governos Socialistas não gostam, não apoiam nem valorizam os Enfermeiros!
Lembrar que o próprio SNS está em situação muito precária e calamitosa, quase de rotura, eis o estado que o Partido Socialista o colocou e deixou! Não podemos ignorar, que a governação do Partido Socialista, particularmente da Sua Ministra da Saúde, Doutora Marta Temido, ostracizou os Enfermeiros, anulou pontos de contagem de tempo para progressões e não abriu concursos para efectivar as promoções e progressões dos Enfermeiros. Mas hoje, também, todos os outros Partidos com assento parlamentar, penalizaram os Enfermeiros, abstendo-se, não participando na votação ou, votando ao lado do Governo, sempre que algum diploma foi a votação no Parlamento, penalizando os Enfermeiros! Esta é a realidade!
Humberto Domingues
Enf. Espec. Saúde Comunitária
2021.11.09
Sem comentários:
Enviar um comentário