quarta-feira, 11 de dezembro de 2019

REFORÇO DO ORÇAMENTO DA SAÚDE RECONHECE ESTADO CALAMITOSO DO SNS

REFORÇO DO ORÇAMENTO DA SAÚDE RECONHECE ESTADO CALAMITOSO DO SNS

Num Conselho de Ministros extraordinário, antes do Natal, o Governo aprova o reforço do Orçamento para a Saúde em 800 milhões de euros e a possibilidade de contratar 8400 profissionais, entre eles Enfermeiros, nos anos 2020 e 2021, o que registamos como positivo. Mas é também, uma demonstração clara, de que o SNS estava orçamentado em deficit, que os Serviços estão no seu limite inferior de capacidade de Recursos Humanos e de resposta aos Cidadãos doentes, pondo em causa a segurança dos mesmos.

Os Enfermeiros, através da sua Ordem e da Bastonária, Enfª. Ana Rita Cavaco, há muito que andam a alertar com números e evidências para esta realidade. Parece que finalmente as campainhas de alarme soaram mais alto junto do Governo.

Reconhece-se como positivo esta intenção, contudo ressalvamos que estas notícias e orçamentos são sempre voláteis, efémeras e estimativas, num orçamento e momento apenas político. Aguardamos efectivamente pela concretização destas medidas e investimentos. Que estes milhões todos não sejam apenas para pagar dívidas e atirar dinheiro fácil para cima de gestões pouco eficazes. Desejamos que algum deste dinheiro seja também para melhoria das remunerações dos Profissionais de Saúde, entre eles, os Enfermeiros.

Aproveito para realçar a afirmação da Srª. Bastonária da Ordem dos Enfermeiros, Enfª. Ana Rita Cavaco, que diz: “…não há uma dignidade profissional sem uma remuneração justa.”

Humberto Domingues
Enf. Espec. Saúde Comunitária
2019.12.11

Sem comentários:

Enviar um comentário

6º. ANIVERSÁRIO DO BLOG

6º. ANIVERSÁRIO DO BLOG enfermagemnasletras.blospot.com Ontem 22 de Dezembro/2024, comemoramos 6 anos desde a criação do nosso blog. Conta c...