domingo, 21 de abril de 2019

IRREGULARIDADES NA ACSS QUANDO PRESIDENTE ERA PROF. DOUTORA MARTA TEMIDO

IRREGULARIDADES NA ACSS QUANDO PRESIDENTE ERA
PROF. DOUTORA MARTA TEMIDO, ACTUAL MINISTRA DA SAÚDE

LIMPEZA DE LISTAS DE DOENTES E DATAS DE INSCRIÇÃO PARA CIRURGIA ALTERADAS

COMO PODE ACONTECER?
LINK:
https://expresso.pt/sociedade/2019-04-18-Doentes-eliminados-das-listas-de-espera-do-Servico-Nacional-de-Saude#gs.73emds



Segundo notícia do Jornal Semanário EXPRESSO (2019.04.18), “Houve irregularidades na limpeza das listas de espera de doentes entre 2014 e 2016: vários doentes foram eliminadores e datas de inscrição para cirurgia foram alteradas.  As conclusões são do grupo independente criado pelo anterior ministro da Saúde. Na altura das irregularidades, a Administração Central do Sistema de Saúde era presidida pela atual ministra da Saúde, Marta Temido” – Fonte: Expresso 2019.04.18

A ser verdade o que foi noticiado por este semanário, é muito grave, esta dirigente e Ministra da Saúde, ter protagonizado estas irregularidades. E se assim fôr, como pode ainda ser Ministra da Saúde?

Lembrar que a Srª. Profª. Doutora Marta Temido, quando entrou no Governo, como Ministra da Saúde, foi como soltar um elefante numa loja de loiça. Dirigentes Socialistas, no largo do Rato, no Governo e autarcas, como o Presidente da Câmara de Vila Nova de Gaia, temeram e ainda temem as consequências dos estragos políticos protagonizados pela actual Ministra.

Vários episódios aconteceram: Insultou em directo, numa entrevista na TSF, os Enfermeiros Portugueses, num dia em que aconteceu uma tragédia com a queda de helicóptero do INEM. Depois, por pressão política dentro do seu gabinete e dirigentes Socialistas, obrigaram-na a pedir desculpas aos Enfermeiros através da Ordem e dos Sindicatos da Classe, o que a fragilizou, politicamente. Depois foi a “greve cirúrgica”, encontros e desencontros, com os pareceres do Conselho Consultivo da PGR. As relações com a Ordem dos Médicos, que nunca foram boas, mas que agora azedaram, mesmo. Incumprimentos do já anteriormente acordado entre o Ministério da Saúde e os Sindicatos de várias classes: Enfermeiros, Médicos e Técnicos Superiores de Diagnóstico e Terapêutica.

Nestes dias de férias pascais, encontramo-nos com um velho Amigo, Socialista, onde, à volta de um saboroso café, conversamos de tudo um pouco e de política também. E ao que me foi confidenciado, há um grande receio nesta força partidária, com a continuidade desta Srª. Ministra Marta Temido; Os resultados das Eleições Europeias, que é já assumido como uma derrota; Mas o maior receio é com o tempo que medeia entre as Eleições Europeias e as Legislativas, sondagens, postura e atitude que temem do Senhor Presidente da República, Prof. Doutor Marcelo Rebelo de Sousa.

Portanto, o “caldo político” promete, para os próximos tempos, com provável surpresa, à última hora, do Sr. Primeiro-Ministro Dr. António Costa, para tentar inverter a evolução dos acontecimentos.

O que é certo, é que, o autoritarismo, prepotência e erro de casting da Sr. Ministra da Saúde, Profª. Doutora Marta Temido, tem muitas mais telhas de vidro no seu próprio percurso, do que se julgava, e que afinal, se vai verificando, que é uma caminhante sedenta, perdida num deserto (governo) sem bússola nem “mapa” e não sabendo ler as estrelas, onde não encontra água, nem sombra, para um final de mandato, mais repousante!

Humberto Domingues
Enf. Especialista Saúde Comunitária
2019.04.21 – 20h00

Sem comentários:

Enviar um comentário

6º. ANIVERSÁRIO DO BLOG

6º. ANIVERSÁRIO DO BLOG enfermagemnasletras.blospot.com Ontem 22 de Dezembro/2024, comemoramos 6 anos desde a criação do nosso blog. Conta c...