Ministério da Saúde é advertido pelo Tribunal Administrativo de Círculo de Lisboa
Infelizmente, temos situações de permanentes atropelos a princípios deontológicos, que este Ministério da Saúde desrespeita e atropela, principalmente no que ao exercicio da Profissão de Enfermagem diz respeito.
Veio agora uma "ideia peregrina", através de um despacho de Sua Excelência a Ministra da Saúde, entender que os registos das inoculações, doses, lotes e laboratório, de vacinas Covid, poderiam ser feitos por outros Profissionais, que não Enfermeiros, nomeadamente Assistentes Técnicos (Administrativos). Desconhece este Ministério e esta Ministra que este registo, não é só o registo que está em causa? Não percebe que estão em causa uma série de questões de deontologia, confidencialidade e ética profissional, por outros Profissionais passarem a ter acesso ao processo do utente? Entre outras questões de elevadissima responsabilidade!
O que vale é que temos uma Ordem Dos Enfermeiros atenta e, desta vez, o Tribunal Administrativo de Círculo de Lisboa andou rápido e bem, aceitando a Providência Cautelar da Ordem dos Enfermeiros e proibindo o Ministério da Saúde de executar o Despacho da Sra. Ministra publicado em Diário da República.
Após esta derrota do Ministério da Saúde, que retaliações irão surgir, contra os Enfermeiros?
Perante tantos erros tão clamorosos deste Ministério da Saúde, esta Senhora Ministra Marta Temido, não é remodelável? Enfi....
Humberto Domingues
Enf. Espec. Saúde Comunitária
2021.08.06
Sem comentários:
Enviar um comentário