Este meu projecto é mais um desafio, que inicio! Neste Blogue quero deixar a minha mensagem no âmbito da Enfermagem. Para além disso, partilhar também outros textos, indicadores, e mensagens que entenda sejam oportunas. Espero contar com muitas visitas. Da mesma forma, desejo receber as Vossas mensagens e partilhas. Assim, tenha eu engenho e arte para fazer chegar-vos a minha mensagem, pensamento e escrita, num pequeno e humilde contributo para a ENFERMAGEM! Humberto Domingues 2018.12.22 – 14h30
quinta-feira, 29 de setembro de 2022
MINHA COMUNICAÇÃO NA ESCOLA SUPERIOR DE SAÚDE DE VIANA DO CASTELO
sexta-feira, 23 de setembro de 2022
43º. ANIVERSÁRIO DO SNS – A HORA DA VERDADE A CHEGAR!
sábado, 17 de setembro de 2022
O SNS comemora hoje o seu 43°. Aniversário.
O SNS comemora hoje o seu 43°. Aniversário.
A 15 de Setembro/2022, O SNS comemora hoje o seu 43°. Aniversário.
PARABÉNS!
Eu ACREDITO no SNS, não pelos Políticos que o gerem, mas Pelos SEUS PROFISSIONAIS, que todos os dias vestem esta camisola, para tratar e cuidar de Pessoas/Cidadãos doentes.
Humberto Domingues
Enf. Espec. Saúde Comunitária
2022.09.15
sábado, 10 de setembro de 2022
UMA LIÇÃO PARA PERCEBER O SOCIALISMO
UMA LIÇÃO PARA PERCEBER O SOCIALISMO
"Um professor de economia da universidade Texas Tech disse que raramente reprovava um aluno, mas tinha reprovado, uma vez, uma turma inteira.
Esta turma em particular tinha insistido que o socialismo realmente funcionava: ninguém seria pobre e ninguém seria rico, tudo seria igualitário
e "justo".
O professor então disse, "Ok, vamos fazer uma experiência socialista nesta turma.
Ao invés de dinheiro, usaremos as vossas notas dos exames."
Todas as notas seriam concedidas com base na média da turma e, portanto seriam "justas".
Isto quis dizer que todos receberiam as mesmas notas, o que significou que ninguém chumbaria.
Isso também quis dizer, claro, que ninguém receberia 20 valores...
Logo que a média dos primeiros exames foi calculada, todos receberam 12 valores.
Quem estudou com dedicação ficou indignado, pois achou que merecia mais, mas os alunos que não se esforçaram ficaram muito felizes com o resultado!
Quando o segundo teste foi aplicado, os preguiçosos estudaram ainda menos - eles esperavam tirar notas boas de qualquer forma.
Aqueles que tinham estudado bastante no início resolveram que também eles se deviam aproveitar da média das notas.
Portanto, agindo contra os seus princípios, eles copiaram os hábitos dos preguiçosos.
O resultado, a segunda média dos testes foi 10.
Ninguém gostou.
Depois do terceiro teste, a média geral foi um 5.
As notas nunca mais voltaram a patamares mais altos, mas as desavenças entre os alunos, à procura de culpados e palavrões passaram a fazer parte da atmosfera das aulas daquela turma.
A busca por 'justiça' dos alunos tinha sido a principal causa das reclamações, inimizades e senso de injustiça que passaram a fazer parte daquela turma.
No fim de contas, ninguém queria mais estudar para beneficiar os outros.
Portanto, todos os alunos chumbaram...
Para sua total surpresa.
O professor explicou que a experiência socialista tinha falhado porque ela era baseada no menor esforço possível da parte de seus participantes.
Preguiça e mágoas foi o seu resultado.
Sempre haveria fracasso na situação a partir da qual a experiência tinha começado.
"Quando a recompensa é grande", disse, o professor, "o esforço pelo sucesso é grande, pelo menos para alguns de nós."
Mas quando o governo elimina todas as recompensas ao tirar coisas dos outros sem o seu consentimento para dar a outros que não lutaram por elas, então o fracasso é inevitável."
O pensamento abaixo foi escrito em 1931.
"É impossível levar o pobre à prosperidade através de leis que punem os ricos pela sua prosperidade.
Por cada pessoa que recebe sem trabalhar, outra pessoa tem de trabalhar recebendo menos.
O governo só pode dar a alguém aquilo que tira de outro alguém.
Quando metade da população descobre de que não precisa de trabalhar, pois a outra metade da população irá sustentá-la, e quando esta outra metade entende que não vale mais a pena trabalhar para sustentar a primeira metade, então chegamos ao começo do fim de uma nação.
"É impossível multiplicar riqueza dividindo-a."
Adrian Rogers, 1931
A minha esperança é que não aconteça, agora, com o novo Ministro da Saúde.
Humberto Domingues
Enf. Espec. Saúde Comunitária
2022.09.10
quinta-feira, 8 de setembro de 2022
MARTA TEMIDO DEMITE-SE E DEIXA MINISTÉRIO DA SAÚDE EM “ESCOMBROS”
MARTA TEMIDO DEMITE-SE E DEIXA MINISTÉRIO DA SAÚDE EM “ESCOMBROS”
https://observador.pt/opiniao/marta-temido-demite-se-e-deixa-ministerio-da-saude-em-escombros/
Finalmente, uma boa notícia do Ministério da Saúde, a Srª. Ministra da Saúde, Marta Temido, demitiu-se!
Depois dos estragos que provocou a vários níveis, demitiu-se! Agora já tem mais tempo para ouvir o hino da CGTP! Porque o preconceito ideológico, os estados d’alma, o hino da CGTP e a teimosia da Srª. Ministra associada, lançou o SNS no caos, na confusão e cada vez mais difícil governabilidade e gestão deste nosso SNS.O seu percurso no Ministério da Saúde foi sempre cheio de polémicas, cheio de casos, de uma incapacidade tremenda de gerir, entre os quais, gerir conflitos, que em vez de gerir, criava mais conflitos e por isso, teve um fundo negro, ao longo destes anos, desde 2018. Demite-se de Ministra da Saúde e deixa o Ministério em “escombros”.
Convém recordar, porque isso são factos e jamais é para esquecer, que apelidou os Enfermeiros de “criminosos e infractores”! A infelicidade e a injustiça destas palavras, e a pressão política foi tanta, que se viu forçada a dirigir um pedido de desculpas à Srª. Bastonária da Ordem dos Enfermeiros.
Mas as polémicas não ficaram por aqui. Para além dos conflitos no seu Gabinete e dentro do partido que o Dr. António Costa sempre tentou gerir e diluir, marcaram este Ministério:
- A “Sindicância” à Ordem dos Enfermeiros. Também não esquecemos, porque foi injusta, autoritária e discriminatória;
- A possível falta de resiliência e o pedido aos Médicos;
- Conflito com a Secretária de Estado Jamila Madeira, que a levou a sair do Governo;
- A questão das “PPP” nos Hospitais, particularmente no de Braga;
- As deselegâncias e descortesia, porque a Doutora Marta Temido, enquanto Ministra da Saúde, nunca soube estar, desconhecendo etiqueta, com os Ministros da Saúde do PS que a antecederam;
- O conflito entre Ministério da Saúde/ADSE e os Grupos de Saúde Privados;
- Num desespero final e ao que a “Comunicação Social” relatou, viu-se a própria Ministra forçada a telefonar a vários directores de serviço de obstetrícia para cancelar as férias a alguns médicos. Ao que a Ministra chega! E o lóbi médico, destituiu-a!
Escrevi várias vezes que a Srª. Doutora Marta Temido não tinha nem “estofo” nem património, nem estatuto político, para gerir tão importante pasta ministerial como a da Saúde. E a verdade está aí! Sai do Ministério pela porta pequena e deixa este, em “escombros”. Arruinou a gestão, quebrou pontes de diálogo e de trabalho e queixou-se sempre dos outros. Até atribuiu culpas das falhas actuais do SNS, às decisões dos anos 80!
Lembrar que já no passado, a sua Presidência da ACSS tinha sido envolvida em polémica com a “gestão e manipulação” das várias listas de espera para consultas e cirurgias das diferentes especialidades.
Mas o mais surpreendente, é que após apresentação da demissão e esta aceite, permaneça no cargo por um longo tempo e ainda, segundo o Primeiro-Ministro, Dr. António Costa, seja a Ministra demissionária a indicar o nome para a Direcção Executiva do SNS!!! Faz algum sentido? Como vai o próximo Ministro da Saúde aceitar esta Direcção? Esta Direcção que diretrizes e políticas de saúde vai seguir e implementar, neste quadro? Em confronto com o novo Ministro? E que tem a dizer o Sr. Presidente da República sobre este assunto? Isto só mesmo no reino do Dr. António Costa e nas suas ilusões das “vacas voadoras”!
Convém ser justo e lembrar que durante a “Pandemia” quem se entregou ao trabalho, vestiu por completo a camisola do SNS e não abandonou nem os doentes, nem os Serviços, foram os seus Profissionais. Estes sim, estiveram sempre ao serviço e com espírito de missão, dedicação e sacrifício, com dedicação “exclusiva” aos doentes e seus familiares.
A Doutora Marta Temido deixa de ser Ministra. Já tardava a sua saída, não deixando saudades nenhumas e fica em “escombros e uma casa a arder” o Ministério que ocupou desde 2018!
Humberto Domingues
Enf. Espec. Saúde Comunitária
2022.09.04
quarta-feira, 7 de setembro de 2022
Ias. Conversas de Outono - Depois da Pandemia"
Ias. Conversas de Outono - Depois da Pandemia"
Aí estão as "Ias. Conversas de Outono - Depois da Pandemia" a 14 de Outubro, uma organização da UCC de Viana do Castelo, em parceria com a Câmara Municipal de Viana do Castelo
Inscrições gratuitas, mas obrigatórias - ver cartaz
6º. ANIVERSÁRIO DO BLOG
6º. ANIVERSÁRIO DO BLOG enfermagemnasletras.blospot.com Ontem 22 de Dezembro/2024, comemoramos 6 anos desde a criação do nosso blog. Conta c...
-
MOMENTOS, SENTIMENTOS E EMOÇÕES… Muito se tem falado e escrito sobre os momentos, as emoções, as prestações, o vedetismo, os egos, as vaid...
-
O ILÍCITO NO PARECER DA PGR, A ILEGAL DA SRA. MINISTRA DA SAÚDE, TEMIDAMENTE INSEGURA! Nesta sexta-feira (2019.02.15) os ENFERMEIROS...
-
HOJE ESCREVO PARA SI, SRª. BASTONÁRIA DA ORDEM DOS ENFERMEIROS, ENFª. ANA RITA CAVACO Amanhã, vai receber em sua casa (nossa ...
-
PRESIDENTE DA REPUBLICA TRAIU DEVER DE ISENÇÃO NA SUA APRECIAÇÃO PUBLICA, SOBRE GREVE CIRÚRGICA DOS ENFERMEIROS PORTUGUESES ENFERM...
-
A DEMOCRACIA ESTÁ A DEGRADAR-SE. POIS ESTÁ! O Povo Português, corajoso, lutou e muito, durante muitíssimos anos, alguns pagando com a própr...
-
PEDIDO DE PUBLICAÇÃO DE PARECERES DA PGR OS ENFERMEIROS E A SOCIEDADE PRECISAM CONHECÊ-LOS! Decorrente da “Greve Cirúrgica 1 e 2” e ...
-
A AGRESSIVIDADE DA SINISTRALIDADE RODOVIÁRIA Entramos no Verão, onde por norma, o trânsito nas nossas estradas aumenta, por várias razões,...
-
A PERFÍDIA DA ASSEMBLEIA DA REPÚBLICA AOS ENFERMEIROS Tentando voltar ao “meu normal” depois de doença e internamento por Covid, vou-me te...
-
A SINDICÂNCIA À ORDEM DOS ENFERMEIROS, POR PARTE DO MINISTÉRIO DA SAÚDE, É UM ACTO DE DESESPERO Na política, o que parece, é! E é por...
-
AO QUE (ESTADO DA NAÇÃO) ISTO CHEGOU! A agitação política dos últimos tempos acalmou, um pouco, “descendo a temperatura tórrida” que se fa...