A vulgaridade que Sua Excelência O Presidente da República introduziu nas condecorações.
Hoje o Sr. Vice-Almirante Gouveia e Melo foi condecorado por Sua Excelência O Presidente da República.
Pareceu-me que Sua Excelência O Presidente da República desejou fazer um mix condecorando o Sr. Almirante pela carreira militar e pelo facto de ser o coordenador da vacinação Covid, e se ter chegado aos 70% da População Portuguesa vacinada.
Não digo que não seja merecida a condecoração pela carreira militar e por consumar com êxito tantas missões.
Quanto ao facto de se alcançar os 70%, isso deve-se aos Profissionais de Saúde, nomeadamente Enfermeiros. Sua Excelência O Sr. Presidente da República, Prof. Doutor Marcelo Rebelo de Sousa, anda muito distraído. Nos sabemos, a idade não perdoa!
Mas, justificando o título deste meu post, as condecorações têm sido tantas e tantas, que se tornam vulgares e retiram o brilho aos momentos e condecorações, que efectivamente devem representar o reconhecimento, a diferença e a gratidão pelos feitos alcançados.
Mas sua Excelência o Presidente da República tem de arranjar sempre algo, todos os dias, para aparecer nas televisões, nem que seja, vulgarizando momentos e condecorações.
Passa a ser extraordinário não ser condecorado nem receber nenhum telefonema do Sr. Prof. Doutor Marcelo Rebelo de Sousa.
Humberto Domingues
Enf. Espec. Saúde Comunitária
2021.08.19