VACINAÇÃO
Portugal é um excelente exemplo a todos os níveis, da elevada taxa de vacinação dos seus Cidadãos. Seja na cobertura vacinal na infância, seja na população adulta e, particularmente, nos períodos da vacinação sazonal contra a gripe. Este ano foi um bom exemplo disso.
A vacinação é uma competência dos Enfermeiros, seja no seu planeamento, seja na administração das vacinas, por isso a taxa elevada de cobertura, na população Portuguesa. E esta taxa elevada, com excelentes indicadores alcançados, não são de agora, já têm décadas.
Este excelente desempenho e contribuição para a Saúde Pública, apesar da competência e atribuição dos Enfermeiros, sempre foi reconhecida por Médicos, Farmacêuticos, e responsáveis políticos. Estou convicto que agora, não será diferente!
Vem aí um novo desafio com a vacinação contra a “Covid-19”. Os Enfermeiros dirão, presente! E a vacinação (a haver vacinas) será um sucesso, porque em tantas outras situações, o planeamento, a execução e a administração, feita pelos Enfermeiros Portugueses, no terreno e na sua Comunidade, nunca falhou.
Com toda a convicção e firmeza, digo: Os Enfermeiros não falharão nem faltarão à chamada, mas também não se vergarão, nem renunciarão às suas obrigações, aos seus princípios éticos e deontológicos.
Humberto Domingues
Enf. Espec. Saúde Comunitária
2020.12.06
Sem comentários:
Enviar um comentário