Este meu projecto é mais um desafio, que inicio! Neste Blogue quero deixar a minha mensagem no âmbito da Enfermagem. Para além disso, partilhar também outros textos, indicadores, e mensagens que entenda sejam oportunas. Espero contar com muitas visitas. Da mesma forma, desejo receber as Vossas mensagens e partilhas. Assim, tenha eu engenho e arte para fazer chegar-vos a minha mensagem, pensamento e escrita, num pequeno e humilde contributo para a ENFERMAGEM! Humberto Domingues 2018.12.22 – 14h30
sábado, 31 de outubro de 2020
DA HIPOCRISIA AO JOGO DE PALAVRAS DO SR. PRIMEIRO-MINISTRO
"A Política sem Ética é uma Vergonha"
"A Política sem Ética é uma Vergonha" - Citação do Dr. Francisco Sá Carneiro
H. D. 2020.10.31 - 14h30
segunda-feira, 26 de outubro de 2020
sábado, 24 de outubro de 2020
DECISÕES ERRÔNEAS DE UM GOVERNO SURDO
- Polícias que se suicidam;
- Enfermeiros que entram em depressão, suicidam-se e 20.000 emigram;
- Médicos que abandonam o SNS, desmotivados e desiludidos;
- Técnicos Superiores de Diagnóstico e Terapêutica desmotivados e com a Carreira bloqueada e estagnada.
- Professores esgotados e em depressão;
quinta-feira, 22 de outubro de 2020
Comunicado do Conselho de Ministros de 22 de outubro de 2020
2. Foi aprovada a resolução que determina a proibição de circulação entre diferentes concelhos do território continental no período entre as 00h00 de 30 de outubro e as 23h59 de dia 3 de novembro, e que define um conjunto de medidas especiais aplicáveis aos concelhos de Felgueiras, Lousada e Paços de Ferreira no âmbito da situação de calamidade decorrente da pandemia da doença COVID-19.
- o dever de permanência no domicílio, devendo os cidadãos abster-se de circular em espaços e vias públicas, bem como em espaços e vias privadas equiparadas a vias públicas, exceto para um conjunto de deslocações que estão autorizadas, designadamente para aquisição de bens e serviços, para desempenho de atividades profissionais, por motivos de saúde, para assistência de pessoas vulneráveis, para frequência de estabelecimentos escolares, para deslocação a estabelecimentos e serviços não encerrados, para fruição de momentos ao ar livre, para deslocações para eventos e acesso a equipamentos culturais, para a prática de atividade física ao ar livre, para passeio dos animais de companhia;
- Estabelece-se que os veículos particulares possam circular na via pública desde que seja para realizar as atividades autorizadas ou para o reabastecimento em postos de combustível;
- Determina-se que em todas as deslocações efetuadas devem ser respeitadas as recomendações e ordens determinadas pelas autoridades de saúde e pelas forças e serviços de segurança, designadamente as respeitantes às distâncias a observar entre as pessoas;
- Determina-se, como regra, que todos os estabelecimentos de comércio a retalho e de prestação de serviços, bem como os que se encontrem em conjuntos comerciais, encerram às 22:00h, excetuando-se: as farmácias e os locais de venda de medicamentos não sujeitos a receita médica; os consultórios e clínicas e os centros de atendimento médico veterinário com urgências; as atividades funerárias e conexas; os rent-a-car e rent-a-cargo (que podem, sempre que o respetivo horário de funcionamento o permita, encerrar à 1:00 h e reabrir às 6:00 h); as áreas de serviço e postos de abastecimento de combustíveis;
- Determina-se a proibição da realização de celebrações e de outros eventos que impliquem uma aglomeração de pessoas em número superior a cinco pessoas, salvo se pertencerem ao mesmo agregado familiar;
- Determina-se a proibição da realização de feiras e mercados de levante;
- Prevê-se a obrigatoriedade de adoção do regime de teletrabalho, independentemente do vínculo laboral, sempre que as funções em causa o permitam;
- Determina-se a suspensão das visitas a utentes de estruturas residenciais para idosos, unidades de cuidados continuados integrados da Rede Nacional de Cuidados Integrados e outras respostas dedicadas a pessoas idosas, bem como as atividades de centro de dia.
Com esta introdução, o Governo dá continuidade ao processo de dispensa de taxas moderadoras no SNS, após ter concretizado, ao longo do presente ano, a dispensa nas consultas dos cuidados de saúde primários e também nos exames complementares de diagnóstico e terapêutica prescritos no âmbito da rede de prestação de cuidados de saúde primários e realizados no mesmo âmbito.
É, assim, dado mais um importante passo no sentido de alcançar um SNS cada vez mais justo e inclusivo, que responda melhor às necessidades da população e garanta a cobertura universal em saúde."
O PAÍS TEM TRATADO MAL OS ENFERMEIROS, SIM.
quarta-feira, 21 de outubro de 2020
INICIO DE VACINAÇÃO CONTRA GRIPE SAZONAL - VIANA DO CASTELO
Na foto acima, o Sr. Vereador da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Dr. Ricardo Rego, o Sr. Coordenador da Unidade de Cuidados na Comunidade (UCC) de Viana do Castelo, Enf. Artur Marinho, e eu próprio.
Notícia de Canal Viana
"Centro Cultural de Viana do Castelo a funcionar como Unidade de Vacinação para a gripe sazonal.
O Centro Cultural de Viana do Castelo está a funcionar, a partir de hoje, como Unidade de Vacinação para a gripe sazonal. O equipamento está, assim, destacado como local de vacinação para os utentes de Santa Maria Maior e Monserrate, estando a assegurar a vacina de 160 munícipes ao longo desta terça-feira.
Esta parceria resulta da estratégia de vacinação descentralizada em postos de proximidade à comunidade que foi proposta pela Unidade Local de Saúde do Alto Minho (ULSAM) aos 10 municípios do distrito de Viana do Castelo.
O objetivo é descentralizar a prestação de cuidados à população com a vacinação contra a gripe sazonal, cuja importância é acrescida para o grupo prioritário de pessoas com idade igual ou superior a 65 anos.
Com esta medida, pretende-se evitar que a população mais idosa e vulnerável tenha de se deslocar aos três centros de saúde situados na cidade e nas vilas de Darque e Barroselas, diminuindo a concentração de pessoas nesses espaços.
Para apoio à medida, foi lançada uma Linha de Apoio Municipal de Vacinação, para permitir a inscrição da população através do telefone 258 819 310.
A campanha de vacinação do Serviço Nacional de Saúde (SNS), que começa habitualmente em 15 de outubro, iniciou-se este ano mais cedo com uma primeira fase para qual foram disponibilizadas 350 mil vacinas. Na segunda fase, que começa hoje, estão incluídos outros grupos de risco: pessoas com 65 ou mais anos e pessoas com doenças crónicas.
Gabinete de Comunicação e Imagem
Câmara Municipal de Viana do Castelo"
segunda-feira, 19 de outubro de 2020
ORDEM DOS ENFERMEIROS CONTRA RECRUTAMENTO DE ALUNOS
"A Ordem dos Enfermeiros manifesta a sua frontal oposição à anunciada colocação de alunos do curso de licenciatura em Enfermagem nas Unidades de Saúde Pública a realizar inquéritos epidemiológicos, por considerar que tal medida não se justifica nesta fase, quando ainda há centenas de Enfermeiros desempregados, conforme resulta de um inquérito realizado nos últimos dias pela OE.
Em apenas três dias, os primeiros dados deste inquérito, que continua em curso, mostram que há, pelo menos 412 Enfermeiros desempregados com disponibilidade imediata, dos quais 300 nunca foram contactados e cerca de 100 recusaram as actuais condições contratuais oferecidas pelas instituições, nomeadamente os contratos de apenas quatro meses, situação para a qual a OE tem vindo a alertar.
A OE entende que a situação epidemiológica em que nos encontramos exige que o governo defina uma estratégia para a Enfermagem em Portugal, na qual se contemplem medidas de valorização profissional, com vista à fixação dos mesmos e que incentivem o regresso dos milhares de profissionais que se encontram emigrados, depois de em 2019 mais de quatro mil profissionais, o maior número de sempre, ter solicitado declarações para exercício profissional no estrangeiro.
A resposta à pandemia, nesta fase, não justifica que alunos pratiquem actos próprios de uma profissão regulamentada, praticando actos próprios de uma habilitação que ainda não detêm, e muito menos se admite que procurem soluções que permitam o exercício profissional em regime de voluntariado.
A Ordem dos Enfermeiros defende que o actual contexto necessita de profissionais habilitados e preparados para assegurar e garantir a adequada resposta dos serviços de saúde, devendo por isso, qualquer solução, contemplar Enfermeiros especialistas em Enfermagem Comunitária, a quem compete a monitorização e rastreio epidemiológico, que face à situação devem ser chamados a integrar as Unidades de Saúde Pública."
sexta-feira, 16 de outubro de 2020
A DGS E GOVERNO SURPREENDEM PELA NEGATIVA!
A Srª. Directora-Geral da Saúde, Drª. Graça Freitas e este Governo, não param de nos surpreender!!!
Perante a realidade preocupante da falta de Enfermeiros, particularmente neste caso, de Enfermeiros Especialistas de Saúde Pública/Comunitária, a Sra. Directora Geral da Saúde, tem de recorrer a alunos dos últimos anos da Licenciatura em Enfermagem, para o “auxílio” nesta “enorme pressão sobre os serviços de Saúde”. A Srª. Directora Geral, “embrulha” esta ideia peregrina, na figura de estágios, acompanhados por Professores!!!!
Suscita-me muitas, muitas dúvidas, esta ideia:
· Que este “trabalho” com o nome de estágio não fira nenhum dos preceitos éticos e deontológicos?
· Alunos dos últimos anos da licenciatura? Nem sequer são Enfermeiros e muito menos alunos da Especialidade de Saúde Comunitária? Como é possível?????
Reservo-me a mais algum comentário até ouvir a Srª. Bastonária da Ordem dos Enfermeiros, sobre este assunto, que me preocupa.
Mas esta carência de Enfermeiros, generalistas e de todas as Especialidades, é a consequência da má gestão política, que obrigou até agora, a que 20.000 (vinte mil) Enfermeiros emigrassem!
Humberto Domingues
Enf. Espec. Saúde Comunitária
2020.10.16 – 20h00
DIA MUNDIAL DA ALIMENTAÇÃO
DIA MUNDIAL DA ALIMENTAÇÃO
Neste "Dia Mundial da Alimentação", alimente-se bem, não desperdice alimentos e, essencialmente, lave bem as mãos e os alimentos.
Enf. Espec. Saúde Comunitária
2020.10.16
quinta-feira, 15 de outubro de 2020
VACINAÇÃO CONTRA A GRIPE - 2020/2021
Está já no terreno a vacinação contra a "Gripe sazonal" nesta época vacinal 2020/2021.
terça-feira, 13 de outubro de 2020
PNV 2020
PNV 2020
O Plano Nacional de Vacinação, actualizado.
Link:
https://www.ordemenfermeiros.pt/media/20070/pnv-2020-set-2020.pdf
Humberto Domingues
Enf. Espec. Saúde Comunitária
sábado, 10 de outubro de 2020
O RESPEITO PELAS INSTITUIÇÕES SERÁ O MESMO?
Habituamo-nos a ver e a ter respeito pelas Instituições, particularmente por aquelas que são/foram (?) referenciais, nomeadamente, para o caso, a Direcção-Geral da Saúde (DGS). No âmbito político, a Presidência da República merece também esta distinção, assim como os Tribunais, por estarem, ou parecerem estar, acima de interesses menores, mundanos e de oportunismo à custa do protagonismo mediático e efémero, muitas vezes político.
É certo que as Instituições, só por si, não são nada mais que edifícios, casas, mobiliário e computadores. A grande essência das Instituições são as pessoas! São as Pessoas que fazem os lugares e constroem ou destroem as Instituições. Há pessoas que trazem os seus valores e vão valorizando e dignificando as instituições. Outras servem-se precisamente das instituições para seu uso pessoal!
Temo que, tudo o que se passou e está a passar com o Covid-19, já tenha descredibilizado a DGS e continue a considera-la uma Instituição mais política do que Técnica e cujas decisões deveriam apenas sustentar-se na evidência e conhecimentos científicos. Parece-nos que, muito do que se tem passado, é por conveniência ou ao sabor do poder governante e dominante das esquerdas. É dramático ver a Srª. Directora-Geral, Drª. Graça Freitas, dizer, desdizer-se e voltar a desdizer-se, sobre o mesmo assunto, entre o saber científico e o seu não saber político, usada ao belo prazer de “interesses”. Por ventura este Governo “usa-a”, em favor da sua sobrevivência política, com cedências e condutas pouco exemplares para a decência, seriedade e interesse nacional?
Temos casos gritantes nesta DGS com o COVID-19: Desde o início e pelas palavras da Drª. Graça Freitas, dizia que esta infecção nunca chegaria a Portugal, depois a novela sobre o uso das máscaras, as visitas aos lares, e por último as contradições sobre as regras da “Festa do Avante” e dos outros festivais, jogos de futebol e as regras para o início das aulas, colmatando com o reconhecimento que a DGS não trata muita da informação que lhe chega, sobre a COVID-19, etc… Inúmeros exemplos deste percurso errático.
No caso da Justiça, com o caso da “Operação LEX” não será verosímil levantar dúvidas sobre milhares de acórdãos? Parece-me lícito que agora se ponha em dúvida os acórdãos elaborados e proferidos pelos Srs. Juízes Rui Rangel e Fátima Galante, tenham sido “mesmo justos”. E no caso de não terem sido “justos”, devido à possível implicação de favores e corrupção envolvida, que podem fazer agora os “lesados”? Outra dúvida mais abrangente, obrigatoriamente se coloca, tendo como assente sempre, que “a árvore não faz a floresta”, haverá mais casos destes, ocultos, na Justiça?
E que respeito merece um Ministro que compra carruagens em sucata à “Renfe Espanhola”, dizendo que foi um bom negócio, mas que afinal, ditas composições estão cheias de “amianto”, que para as tornar utilizáveis é preciso removê-lo e reformular ditas carruagens. Isto é um bom negócio? E depois de removido o “amianto” e reformuladas, qual o preço final real? A quem querem enganar?
Temos uma Presidência da República, à custa do seu actual “inquilino”, vulgarizada, com uma imagem gasta, “embrulhada” em selfies, abraços e beijinhos, enganadora quanto à proximidade com o Povo e a célebre frase oca: “deve averiguar-se até ao fim”! Com esta frase, adiam-se os problemas, dilatando no tempo decisões, que se percorrerem os corredores da Justiça, darão origem a qualquer sentença, de culpa ou absolvição, que será sempre injusta, pela falta de celeridade.
O que dizer da nomeação do Presidente do Tribunal de Contas, Juiz José Tavares. Por onde vai passar o nome do “Tribunal de Contas”? Será que é “exemplar” esta postura do Sr. Presidente da República e do Sr. Primeiro-Ministro, nesta nomeação apressada do novo Presidente do Tribunal de Contas? Deve esta instituição Tribunal de Contas, com a importância que tem no Estado Português, passar por toda esta suspeita? A Imprensa (independente) tem noticiado e bem, todas as relações de proximidade do agora nomeado com o Governo de Sócrates e do que implicou de prejuízos ao Estado Português, pago por todos os contribuintes portugueses. Será esta polémica salutar para a credibilidade deste Tribunal, dentro e fora de Portugal?
Para bem de Portugal, das instituições e da confiança que os Cidadãos precisam de ter nas Instituições, urge uma mudança de conduta e protagonistas!
Humberto Domingues
Enf. Espec. Saúde Comunitária
2020.10.08
terça-feira, 6 de outubro de 2020
Impressiona-me.... Mesmo! Entristece-me.... Mesmo!
6º. ANIVERSÁRIO DO BLOG
6º. ANIVERSÁRIO DO BLOG enfermagemnasletras.blospot.com Ontem 22 de Dezembro/2024, comemoramos 6 anos desde a criação do nosso blog. Conta c...
-
MOMENTOS, SENTIMENTOS E EMOÇÕES… Muito se tem falado e escrito sobre os momentos, as emoções, as prestações, o vedetismo, os egos, as vaid...
-
O ILÍCITO NO PARECER DA PGR, A ILEGAL DA SRA. MINISTRA DA SAÚDE, TEMIDAMENTE INSEGURA! Nesta sexta-feira (2019.02.15) os ENFERMEIROS...
-
HOJE ESCREVO PARA SI, SRª. BASTONÁRIA DA ORDEM DOS ENFERMEIROS, ENFª. ANA RITA CAVACO Amanhã, vai receber em sua casa (nossa ...
-
PRESIDENTE DA REPUBLICA TRAIU DEVER DE ISENÇÃO NA SUA APRECIAÇÃO PUBLICA, SOBRE GREVE CIRÚRGICA DOS ENFERMEIROS PORTUGUESES ENFERM...
-
A DEMOCRACIA ESTÁ A DEGRADAR-SE. POIS ESTÁ! O Povo Português, corajoso, lutou e muito, durante muitíssimos anos, alguns pagando com a própr...
-
PEDIDO DE PUBLICAÇÃO DE PARECERES DA PGR OS ENFERMEIROS E A SOCIEDADE PRECISAM CONHECÊ-LOS! Decorrente da “Greve Cirúrgica 1 e 2” e ...
-
A AGRESSIVIDADE DA SINISTRALIDADE RODOVIÁRIA Entramos no Verão, onde por norma, o trânsito nas nossas estradas aumenta, por várias razões,...
-
A PERFÍDIA DA ASSEMBLEIA DA REPÚBLICA AOS ENFERMEIROS Tentando voltar ao “meu normal” depois de doença e internamento por Covid, vou-me te...
-
A SINDICÂNCIA À ORDEM DOS ENFERMEIROS, POR PARTE DO MINISTÉRIO DA SAÚDE, É UM ACTO DE DESESPERO Na política, o que parece, é! E é por...
-
AO QUE (ESTADO DA NAÇÃO) ISTO CHEGOU! A agitação política dos últimos tempos acalmou, um pouco, “descendo a temperatura tórrida” que se fa...