41 ANOS DE SNS
Neste dia de aniversário do SNS (41 ANOS), os Enfermeiros estão na linha da frente, onde sempre estiveram: na prestação de cuidados, seja na emergência, no Hospital, nos Cuidados Primários ou no domicílio, tendo o Cidadão doente como centro da sua actuação. E a COVID-19, demonstrou isso mesmo.
Em 2017, escrevia assim:"VIGILIA EM VIANA DO CASTELO-A GREVE DOS ENFERMEIROS PORTUGUESES ESTREMECEU O GOVERNO
Ontem na vigília dos Enfermeiros Portugueses em frente ao Hospital de Viana do Castelo estiveram presentes mais de uma centena e meia de profissionais.
Enfermeiros dos cuidados primários, diferenciados, de entidades privadas, professores da Escola Superior de Saúde e um grupo de alunos de Enfermagem. Nesta vigília estiveram Enfermeiros com os vários vínculos e de diferentes graduações: generalistas, especialistas e chefes.
A união era notória. O lema o mesmo: BASTA! JUNTOS SOMOS MAIS FORTES.
Não podemos desmobilizar. O momento é nosso. Façamos com elevação e responsabilidade uma verdadeira revolução de cravos brancos.
A nossa união é apartidária e une todos os Enfermeiros Portugueses, quer os sindicalizados, quer os que não têm nenhum vínculo sindical.
Uma só causa, uma só razão: Uma única Carreira de Enfermagem, reconhecimento e valorização. Exigimos respeito!
Basta!
JUNTOS SOMOS MAIS FORTES!
H.D. 2017.09.15"
Parece-me, no entanto, que os Enfermeiros Portugueses terão que voltar à luta, para fazer despertar o Governo para a dura realidade e a estagnação que se está a viver, a nivel da carreira, remunerações e progressões.
Parabéns ao SNS e a todos os que se esforçam para que este Serviço seja uma referência.
Humberto Domingues
Enf. Espec. Saúde Comunitária
2020.09.15
Sem comentários:
Enviar um comentário