domingo, 28 de dezembro de 2025

BOM E FELIZ ANO NOVO 2026

BOM E FELIZ ANO NOVO 2026


A despedir-me deste ano com gratidão no coração.

Obrigado a TODOS que caminharam comigo, apoiaram, acreditaram e ajudaram neste percurso - em especial à minha Família, a base de tudo.

Que 2026 chegue com luz, esperança e novos começos.


Humberto Domingues
Enf. Espec. Saúde Comunitária
2025.12.29

terça-feira, 23 de dezembro de 2025

FELIZ NATAL - BOAS FESTAS

FELIZ NATAL
BOAS FESTAS
BOM ANO DE 2026


Humberto Domingues
Enf. Espec. Saúde Comunitária
2025.12.23

GALA NORTE RECONHECE, NORTE VALORIZA

GALA NORTE RECONHECE, NORTE VALORIZA
Secção Regional do Norte da Ordem dos Enfermeiros


No passado dia 20 de dezembro, realizou-se a Gala da Secção Regional do Norte da Ordem dos Enfermeiros, “Norte Valoriza, Norte Reconhece”.


Mais do que um evento protocolar, constitui um momento de profunda reafirmação dos valores que sustentam a profissão:
  • O reconhecimento do mérito;
  • A valorização do trabalho árduo e dedicado;
  • E a celebração coletiva da excelência em Enfermagem, não esquecendo os seus protagonistas de hoje, mas essencialmente, os de ontem.

Nesta Gala recebeu uma "Menção Honrosa" por todo o trabalho e dedicação à Enfermagem, a Ex-Enfermeira Directora do Hospital Distrital de Viana do Castelo, Enfª. Maria Gabriela Vieira Lisboa Carneiro Manso Gigante.


Recebeu também o "Prémio de Excelência" a VMER de Viana do Castelo, tal como todas as VMER’s da área territorial do Norte, sob a influência da Secção Regional.



O impacto positivo desta iniciativa estende-se muito além do momento da celebração: estabeleceu um precedente de valorização que inspira e motiva, reafirmando que o trabalho dos Enfermeiros é visto, reconhecido e verdadeiramente apreciado. É uma vocação, é um compromisso com a vida, é um ato de amor ao próximo.



O Jantar de Natal também teve muita animação e convívio.

Foi um momento de muita elevação, de muito glamour e alegria.

Parabéns ao Presidente da Secção Enf. Miguel Vasconcelos, aos Colegas do Conselho Directivo e Organizadores e a Todos os Colegas homenageados nesta Gala.

Humberto Domingues
Enf. Espec. Saúde Comunitária 
2025.12.23

VII ANIVERSÁRIO DO BLOG ENFERMAGEM NAS LETRAS

VII ANIVERSÁRIO DO BLOG ENFERMAGEM NAS LETRAS


Ontem 22 de Dezembro de 2025, o meu blog, Enfermagem nas Letras (enfermagemnasletras.blogspot.com) fez 7 anos.
Foram 7 anos de muita realização, de escrita e de partilha.
Estão já registadas 227 407 visualizações.


Agradeço a Todos que acederam ao meu blog, leram as minhas crónicas e partilharam também o seu conteúdo.
Este é um projecto muito pessoal, que vai caminhando no tempo, com muita humildade, deixando escrito o meu pensar, as minhas reflexões, a partilha de alguma informação ou textos de outros autores que entendo como oportuno.
Uma coisa é certa, este blog é muito pessoal, não é contra ninguém e acima de tudo, quero ter e expressar a minha total liberdade de aqui escrever o que me apetecer.

Volto a agradecer a Todos a confiança, a leitura e a partilha.

Muito obrigado.

Humberto Domingues
2025.12.23

quarta-feira, 17 de dezembro de 2025

SOBRE A CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA PORTUGUESA

SOBRE A CONSTITUIÇÃO DA
REPÚBLICA PORTUGUESA


Apenas uma simples opinião:

Com a evolução da Sociedade que hoje temos;

Com as questões geopolíticas que se sentem;

Com as alterações sociológicas que hoje vivemos;

Com os entraves a vários níveis que a Constituição Portuguesa tem imposto (a vários Governos e legislação);

Não será razoável pensar na necessidade de uma revisão profunda da Constituição Portuguesa?

Humberto Domingues
Enf. Espec. Saúde Comunitária
2025.12.16

sexta-feira, 12 de dezembro de 2025

EM DIA DE GREVE GERAL - 2025.12.11

EM DIA DE GREVE GERAL
2025.12.11


A greve é um direito, mas trabalhar também o é!

Atirar objectos e garrafas na escadaria da Assembleia da República não é protesto, é incivilidade pura. É a abdicação do diálogo, o desprezo pelas regras que sustentam a convivência democrática. Quem recorre a este tipo de acto não está a desafiar o poder, está a desrespeitar a Casa onde, em nome de todos, se debate o futuro do país. A liberdade exige firmeza, não vandalismo, exige coragem, não gestos gratuitos que apenas mancham a causa que pretendem defender. 

Portugal merece crítica dura e participação activa, nunca este ritual de desprezo e vandalismo, que nada constrói e tudo degrada.

Humberto Domingues
Enf. Espec. Saúde Escolar
2025.12.11

domingo, 7 de dezembro de 2025

IV CONVENÇÃO INTERNACIONAL DOS ENFERMEIROS - II ENCONTRO DE ENFEERMEIROS GESTORES

IV CONVENÇÃO INTERNACIONAL DOS ENFERMEIROS
II ENCONTRO DE ENFERMEIROS GESTORES
FÁTIMA, 4 A 6 DE DEZEMBRO


Há encontros que nos transformam. Há momentos que não apenas nos marcam, mas nos renovam, e a Convenção dos Enfermeiros em Fátima, promovida e organizada pela Ordem dos Enfermeiros, foi exactamente isso, um renascer colectivo.


Nestes dias, rodeados pela luz serena de Fátima, compreendemos que a nossa missão como Enfermeiros, vai muito para além da técnica, do protocolo clínico ou do gesto mecânico. Somos tocadores de vidas. Somos presença no momento da fragilidade. Somos voz quando alguém perde a sua. Somos esperança quando o caminho parece escuro e a presença, quando já mais ninguém está!


“Liderar com Valor, Cuidar com Excelência” não foi apenas um lema, foi um compromisso que fez eco dentro de cada um de nós. Valor, porque liderar é servir com integridade, coragem, empatia e humanidade. Excelência, porque cuidar não é apenas fazer, é SER, ser atento, ser presente, ser dedicado, ser capaz de olhar o outro como único e como Pessoa, numa visão holística, que tanto sabemos fazer.

Aqui, aprendemos uns com os outros. Partilhámos histórias que nos emocionaram, desafios que nos moldaram e aprendizagens que nos fortaleceram. Fomos lembrados de que a enfermagem é feita de ciência, sim, mas também de alma, amor e muita dedicação. E que a cada vida que tocamos, deixamos um pouco da nossa.

Neste encontro, afirmámos também a força silenciosa, mas determinante, dos Enfermeiros gestores, aqueles que, com visão, responsabilidade e humanidade, constroem as condições para que o cuidado aconteça com dignidade. São eles, também, que equilibram recursos escassos, que enfrentam pressões constantes, que inspiram equipas inteiras e que defendem, muitas vezes na solidão dos bastidores, o que é justo para profissionais e utentes. 

Olhando com clarividência e lucidez, reafirmamos, sem hesitação, que o poder político tem o dever ético de respeitar os Enfermeiros, reconhecer o seu papel insubstituível e integrar a sua voz nas decisões que moldam a saúde do país, qualquer que seja o Serviço ou Sistema. Porque cuidar de quem cuida é um acto de responsabilidade nacional.

Ontem, saímos de Fátima com o coração mais cheio e com a consciência mais desperta. Reafirmamos o orgulho de ser Enfermeiros. Reafirmamos o valor de cada passo, de cada turno difícil, de cada lágrima, de cada sorriso arrancado a quem pensava não ter forças. Reafirmamos que, apesar das adversidades, seguimos juntos, mais unidos, mais preparados, mais humanos.

A todos os que participaram, partilharam, ensinaram e inspiraram, obrigado. Obrigado pela entrega, pela coragem silenciosa, pela ternura nos gestos, pela firmeza nas decisões. Obrigado por fazerem da Enfermagem uma arte de cuidar e da liderança, um acto de generosidade.

Que este encontro nos acompanhe nos dias que virão, que não serão fáceis. Que deste compromisso se faça acção e afirmação. Que recordemos e aprendamos com o exemplo dos premiados. 

Que este lema se faça vida. Porque liderar com valor é o caminho. E cuidar com excelência, é a nossa essência.

Obrigado Sr. Bastonário da Ordem dos Enfermeiros por mais esta realização e escrita de mais uma página no livro da Enfermagem Moderna em Portugal e no Mundo.

Obrigado a Todos os Enfermeiros, por terem sabido estar, com Excelência e acrescentado Valor, neste grande evento.

Senhores ENFERMEIROS, seguimos, juntos, sempre!

Humberto Domingues
Enf. Espec. Saúde Comunitária
2025.12.07










quarta-feira, 3 de dezembro de 2025

DIA MUNDIAL DE LUTA CONTRA A SIDA - 1 Dezembro

DIA MUNDIAL DE LUTA CONTRA A SIDA - 1 Dezembro
Data assinalada no âmbito da Saúde Escolar


A Unidade de Cuidados na Comunidade Viana do Castelo (UCC VC), no âmbito da Saúde Escolar e o Agrupamento de Escolas de Stª. Maria Maior, nomeadamente na Escola Frei Bartolomeu dos Mártires, assinalaram o “Dia Mundial de Luta contra a SIDA” que é a 1 de Dezembro, com a realização de sessões, histórias e jogos didáticos, em todas as turmas do 8º. Ano.

O Desenvolvimento destas actividades, já são clássicas e habituais, neste Agrupamento de Escolas, que tem atravessado todos os Alunos, ao longo dos anos lectivos.


A essência destas intervenções é a promoção da Saúde e a prevenção, a educação e formação de Cidadãos de corpo inteiro, com a capacidade de dizer NÃO, quando em causa estão de comportamentos de risco."

Humberto Domingues
Enf. Espec. Saúde Comunitária
2025.12.03

QUANDO A NATUREZA FALA MAIS ALTO, É PORQUE “NÃO QUISEMOS” OUVIR?

QUANDO A NATUREZA FALA MAIS ALTO, É PORQUE “NÃO QUISEMOS” OUVIR? Fonte da Foto: Público Perante tão avassaladora onda de destruição, de dev...