O DINHEIRO DA TAP
Texto retitado da página do Facebbok da Srª. Bastonária da Ordem dos Enfermeiros, Enfª. Ana Rita Cavaco.
Transcrevi para aqui este texto, porque está com uma assertividade extraordinária e retrata com fiabilidade o que são as prioridades e a gestão que se faz dos bens e dinheiros públicos.
"O Dinheiro para TAP
Decolou há minutos da Polónia um avião da TAP que transporta uma doente politraumatizada, Ucraniana, para o Hospital de São João. Até aqui tudo maravilhoso. A acompanhá-la vêm os nossos queridos Lara Marcelo, Médica e Márcio Silva, Enfermeiro dos órgãos da SR Norte da OE. Foram, de forma abnegada, buscar esta doente através dos Médicos do Mundo.
O problema é que deviam ter decolado há 24h atrás. O avião tinha uma avaria no motor e ficaram em terra com todos os riscos associados a isto para a doente e para eles. Honra seja feita ao Secretário de Estado, António Sales, e à tripulação, que preocupado tentou que outro avião fosse a caminho, mas não foi. Há quem se irrite porque gosto dele e lhe agradeço sempre, os invejosos do costume.
É o mesmo princípio que nos faz estar à espera de ser mobilizados após termos oferecido ajuda pro bono e até agora nada em termos oficiais. Todos os dias a embaixada da Ucrânia nos envia pedidos e nós à espera do dito plano para estas situações.
Calhou, neste caso, ser uma equipa que conhecemos com um elemento nosso, passando a vergonha da TAP de os ter deixado à espera 24h com uma doente politraumatizada quando outro avião está a 5h de distância.
Depois à hora do almoço vi uma misenscene com o PR, uma ministra e um avião da TAP com refugiados. Até o Pop fica nervoso quando se fala da TAP.
Foi para isto que enterrámos milhões numa companhia de bandeira? Precisamos é desses milhões na Saúde ou pelo menos que funcionem quando preciso.
Depois, lembrei-me do triste episódio com a TAP, recente, que deixou em terra o Presidente da Eslováquia. E voltei a lembrar-me que nos oferecemos pro bono.
Esperamos mais uns dias e vamos oferecer-nos aos Médicos do Mundo. É feio fazer show com a doente que vem para o Hospital de São João quando se lida com as situações com a boa vontade de ONG's e desta forma.
Sim, sim, já sei que é por dizer as coisas assim que não gostam de mim mas é o que é e estou velha para mudar. Também não vejo vantagem em fazer diferente, até ver, ser assim resolve muita coisa para os outros e é isso que me move. Obrigada a todos os envolvidos..."
Humberto Domingues
Enf. Espec. Saúde Comunitária
2022.03.11
Sem comentários:
Enviar um comentário